Através deste Blog tentarei explicar uma ajuda inicial para solucionar problemas em suas redes , principalmente para aqueles que estão iniciando agora e ainda não têm o devido conhecimento técnico e experimental.
Os problemas mais freqüentes são latência do link aumentando, perda de pacotes , instabilidade em conexões , Loop ou retorno como alguns gostam de chamar , e muitos outros problemas que acarretam na instabilidade do serviço.
Na maioria dos casos sempre pensamos de imediato em trocar equipamentos como Rb , swicths , atualizar firmwares , trocar placas eth do servidor ou até mesmo trocar o servidor sem fazer os devidos testes, sendo que apenas um vírus ou um equipamento com problema técnico em sua rede pode vir a causar problemas gigantescos.
Sabendo disto, antes de fazer a troca de qualquer equipamento , devemos sanar todas as dúvidas que podem vir a causar estes problemas.
Sempre e em todos os casos antes de mais nada devemos verificar nossos Links, ou seja fazer os devidos testes para que não haja uma dúvidas sobre a conexão contratada.
Verificando link :
1- Desconectar cabo principal que leva o Link à eth de entrada na Rb ou Servidor.
2- Conectar o cabo principal em um Notebook ou Pc com configuração do link e fazer os devidos testes de download , pings e navegação.
Link testado e verificado , iremos para o próximo passo :
Em qualquer caso nosso link entra por uma eth e sai por outra eth ou várias podendo ser Servidor, Rb, Roteador ou qualquer outro equipamento que fará a distribuição do link.
Vamos à um exemplo fictício e simplificado de distribuição do Link :
Eth1 ==> Entrada Link
Eth2 ==> Saída Rádio 1
Eth3 ==> Saída Rádio 2
Eth4 ==> Saída Swicth
1- O primeiro passo é verificar todas as portas eth de saída desconectando as mesmas deixando apenas a eth de entrada do link.
2- Eths de saída desconectadas , aconselho ligar um PC ou Notebook em uma das eths de saída e fazer os devidos testes . Caso haja um problema em seus testes estando somente ligado seu PC ou Notebook na eth de saída e o link na eth de entrada , deverá imediatamente fazer os devidos reparos em seu equipamento de distribuição do link , exemplos :
. Caso seja uma Rb , atualizar firmware , verificar regras ou até mesmo um problema físico na própria Rb.
. Caso seja um Servidor , verificar Software, versão , regras e também um problema físico.
Ou seja , qualquer que seja seu equipamento de distribuição do Link deve ser reparado tendo em vista que o problema já foi identificado com este teste inicial.
Equipamento de distribuição do Link testado e comprovado o seu funcionamento adequado vamos ao próximo passo para verificação das ramificações que saem das eths.
Testando eths de saída :
1- Deve-se continuar com o PC ou notebook ligado à uma eth de saída .
2- Ligar a primeira eth de saída fazendo com que comece novamente a distribuição do link para alguns clientes.
3- Ligada a primeira eth de saída deixe por alguns segundos o processamento começar a rodar ou funfar como dizemos.
4- Tendo em vista que já estamos com a eth de entrada do link ligada , uma eth de saída ligada , e seu PC ou Notebook ligada em outra eth de saída , faça os devidos testes com seu equipamento para observar se o problema começa a ocorrer novamente .
5- Caso o problema não comece a ocorrer podemos concluir que não há nada de errado com esta célula de clientes plugados nesta eth de saída que foi testada.
Sabendo disto , faça o mesmo teste em todas as eths de saída até encontrar a célula( Ap ou swicth que está conectado na eth ) que faz com que comece a ocorrer o problema.
Célula com problema encontrada :
Vamos a um exemplo simples e fictício :
eth de saída ==> célula (Ap ou swicth ) ==> clientes
Quando encontramos a célula problemática devemos começar a isolar rádios de clientes que recebem o sinal dos Aps bloqueando macs ou de outra forma que desejarem assim como swicths que teremos que desconectar cabos até encontrarmos a origem do problema.
Este isolamento deve ser feito um a um ,ou seja ,Ap por Ap , swicth por swicth , e a cada isolamento , os testes devem estar sendo feitos para que se identifique realmente a origem do problema.
Este procedimento eu chamo de isolando e detectando problemas em ramificações .
Espero ter sido claro e espero também estar concedendo uma boa ajuda aos iniciantes .
Marcio Marques
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
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